O COBIT é um compêndio de boas práticas que visa dar suporte a Governança de Ti
Governança de IT: É de responsabilidade do grupo de diretores e gerência executiva. É parte integrante da governança corporativa e consiste da liderança e estruturas organizacionais e processos que asseguram que a organização de TI sustenta e amplia os objetivos e estratégias organizacionais.
O COBIT tem como proposta assegurar à empresa que a área de TI está alinhada aos objetivos do negócio, de maneira que os serviços sejam entregues na qualidade e segurança necessárias. Está baseado em auditoria para processos, práticas e controles de TI. Contém as melhores práticas em Governança de TI. Engloba 34 processos agrupados em 4 domínios: Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e Monitoração. Apresenta seis níveis de maturidade, similares aos de CMM. Seu foco é apontar onde é preciso melhorar sem dizer como.
O "framework" COBIT foi desenvolvido e sua primeira edição publicada em 1994, seguindo a utilização internacional de padrões e boas práticas orientadas ao desenvolvimento de objetivos de controles.
A última versão — COBIT® 4.0— enfatiza a conformidade com regulamentações, ajudando as organizações a aumentar o valor percebido de TI, permitindo o alinhamento e simplificando a implementação do framework COBIT. Ele não invalida o trabalho já desenvolvido com base nas versões anteriores, mas amplia e aperfeiçoa o trabalho já realizado
Nenhum comentário:
Postar um comentário