quinta-feira, 2 de julho de 2015

EAI - Enterprise Application Integration

A crescente necessidade das informações consolidadas e em tempo real tem motivado cada vez mais as empresas a buscarem uma forma de integrar seus diferentes sistemas existentes. O processo dessa integração está relacionado ao EAI (Enterprise Application Integration).

O EAI é o processo de integração de vários aplicativos de software que foram desenvolvidos de forma independente, que utiliza uma tecnologia incompatível e continua sendo gerenciado de forma independente.
Basicamente, o EAI é sobre compartilhamento e troca de dados e processos de negócios entre os diferentes aplicativos e origens de dados na empresa.

Tipos de EAI

O EAI pode ser realizado em diferentes níveis, dependendo de muitos fatores, que incluem o tamanho da empresa e da indústria, a integração e/ou a complexidade do projeto e o orçamento.
Há quatro níveis principais de integração:
  • Nível de Dados
  • Nível da Interface de Aplicativo
  • Nível do Método
  • Nível da Interface com o Usuário

Nível de Dados

O EAI do Nível de Dados é uma abordagem centrada no banco de dados que consiste em extrair os dados de um banco de dados e atualizá-los em outro. Às vezes, os dados extraídos podem ser transformados antes de serem inseridos no banco de dados, por exemplo, para aplicar regras específicas de negócios.
A integração do nível de dados normalmente é feita pelas ferramentas de ETL (Extract, Transform, Load) que podem extrair, transformar, limpar e carregar dados de várias origens de dados em um repositório de dados corporativo comum (um armazém de dados) ou repositórios de dados adaptados para atender diferentes necessidades de negócios.
As principais vantagens dessa abordagem são seu baixo custo e seu perfil de baixo risco. Em razão de não fazermos nenhuma modificação ao código de aplicativos existente, não precisamos incorrer as despesas relacionadas ao desenvolvimento, teste e implementação de novas versões dos aplicativos. As principais desvantagens dessa abordagem são a grande quantidade de bancos de dados e tabelas criadas, a necessidade do Designer de Banco de Dados de entender os dados que estão sendo movidos e as regras de negócios associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário