quinta-feira, 2 de julho de 2015

ITIL

ITIL é um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library. Como o próprio nome diz, a ITIL é uma biblioteca composta de uma série de livros. Atualmente, está na versão 3 (ITIL V3), sendo composta de 5 livros principais, são eles: Estratégia de ServiçoDesenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.
ITIL oferece um framework comum para o gerenciamento dos serviços de TI de uma organização, descrevendo as melhores práticas de forma coesa. Seus livros abordam como estas práticas podem ser otimizadas e como a coordenação das atividades pode ser aperfeiçoada. Além disso, os livros também descrevem e explicam como os processos podem formalizados dentro de uma organização, fornecendo uma terminologia padronizada para os serviços de TI, ajudando a definir os objetivos e determinar o esforço requerido. As melhores práticas da ITIL têm como objetivos:
 *Reduzir custos;
 *Aumentar a disponibilidade;
 *Ajustar a capacidade;
 *Aumentar a eficiência e eficácia;
 *Melhorar a escalabilidade;
 *Reduzir riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário